Você sabe cuidar de suas madeixas? Conheça o ABC dos fios!

Cuidar do cabelo faz bem para a alma e para a autoestima também. Mas, com tantos lançamentos de produtos, técnicas e fórmulas, às vezes fica difícil escolher o melhor para nossas madeixas.

 

cabelos

Montamos um dicionário para explicar tim-tim por tim-tim sobre alguns itens relacionados à beleza da cabeleira e acabar de vez com as suas dúvidas. Confira:
Alisamento
É uma técnica que permite modificar a estrutura dos fios, de cacheados para lisos. O alisamento químico dura mais tempo que o relaxamento. As fórmulas mais usadas são à base de hidróxido de sódio e tioglicolato de amônia.
BB Cream
Depois de ficar famoso nas prateleiras de maquiagem, o produto rumou para o setor de cabelos com a mesma proposta: reunir vários benefícios em apenas uma fórmula. Entre suas vantagens estão nutrição, revitalização, brilho, desembaraçamento, leave-in e proteção térmica.
Cauterização
Consiste em uma hidratação profunda para fios danificados. O componente principal do tratamento é a queratina, que penetra nas cutículas quando recebe o calor da chapa, recuperando a elasticidade e o brilho dos cabelos.
Detox
Assim como na dieta, que retira as impurezas do corpo, no tratamento capilar remove os resíduos que se acumulam nos fios, deixando-os limpos e livres para receber os nutrientes necessários para que se mantenham saudáveis.
Escova inteligente
É mais um método de alinhamento capilar, que não agride os fios. Muitas marcas não usam ativos alisantes, por isso é conhecida como um tratamento sem química e serve para intercalar os retoques da escova progressiva ou definitiva.
Formol
O formol, também conhecido por formaldeído, formalina ou aldeído fórmico, é uma substância permitida na legislação de cosméticos apenas para conservar produtos. Ficou famoso ao ser usado para alisar cabelos, mas sua utilização está proibida.
Guarnidina
Faz parte da categoria de alisantes permanentes. A guarnidina não é compatível com químicas que contenham amônia, chumbo do henê ou outro alisante à base de tioglicolato de amônia.
Henna
Coloração com ingredientes naturais. Por esse motivo, não danifica o cabelo como as tinturas comuns, mas também não possibilita mudanças drásticas de cor nem clareia os fios.
Íons
Os íons emitidos por secadores e pranchas quebram as moléculas de água em finas partículas. Assim elas podem penetrar nas cutículas abertas dos fios e ajudar no alinhamento, reconstrução e hidratação dos cabelos.
Jojoba
Tem um óleo muito semelhante ao sebo que o nosso couro cabeludo produz. Por isso, é um dos principais ingredientes naturais usados no combate à queda de cabelo e à caspa.
Leave-in
O finalizador ajuda a desembaraçar, modelar e proteger os fios logo após a lavagem. Muito confundido com o creme de pentear, o leave-in tem textura mais leve e não contém óleos em sua fórmula.
Matizador
Faz parte do processo de coloração e serve como um tonalizante corretivo, que neutraliza o tom amarelado dos fios pós-descoloração.
Neutralizante
É aplicado logo após o processo de alisamento para impedir que os ativos químicos alisantes continuem agindo depois do tempo determinado. Assim, evita a quebra dos fios.
Ombré
Este tipo de técnica deixa natural a cor da raiz e clareia os fios a partir da altura das orelhas. As pontas ficam mais claras, o que dá um efeito degradê e um leve sombreado.
Platinado
Para ser considerada platinada, a cor do cabelo deve estar em um tom bege bem claro, quase translúcido.
Queratina
Formada por aminoácidos, representa cerca de 90% do fio. É responsável pela integridade dos cabelos e, por isso é usada em muitos tratamentos capilares. Funciona como proteção das madeixas e também como preenchimento das falhas ocasionadas por processos químicos.
Reconstrução
Tratamento que recupera profundamente fios muito danificados e fragilizados por processos químicos, como alisamento e coloração. Os intervalos de aplicação podem variar entre uma semana, duas ou 30 dias.
Selagem térmica
Surgiu como uma alternativa menos agressiva à escova progressiva. Reduz o volume dos fios, melhora a textura e proporciona brilho. Possui queratina hidrolisada, proteínas e substâncias hidratantes que recuperam e alinham a fibra capilar.
Termoativado
Produtos termoativados garantem proteção aos fios para que eles recebam o calor do secador, da chapinha ou do modelador de cachos.
Ureia
Substância hidratante capaz de mudar a estrutura do fio. Muito presente em produtos que alisam os cabelos.
Volumagem
É a quantidade de peróxido de hidrogênio presente nas fórmulas oxidantes. A porcentagem, como 20, 30 e 40, serve para escolher o nível de clareamento dos fios.
Xampu a seco
Remove a oleosidade dos fios e deixa o cabelo com aspecto de limpo, sem a necessidade do uso de água. Apesar de instantânea, a limpeza é superficial.
Zigue-zague
Muito usado em técnicas de corte, penteado e coloração. Consiste em dividir mechas do cabelo, partindo de um lado e indo para outros, repetidas vezes e formando vários W.
Fonte: Ikesaki

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *