Veja as consequências da falta de queratina no cabelo e previna danos

As mulheres mudam a aparência do cabelo conforme sua vontade e as tendências do momento, tudo em nome de um ideal de beleza. Porém, muitas vezes chegam a sacrificar a saúde dos fios se a garantia for conquistar um visual dos sonhos. A dermatologista e consultora de Pantene, Adriana Vilarinho, revela a importância da queratina nos fios, proteína responsável pela manutenção da maciez e da resistência do cabelo. A especialista também esclarece as dúvidas mais frequentes enfrentadas pelas mulheres.
Quais são os principais costumes diários das mulheres que causam danos ao cabelo?
Os  danos ao cabelo são causados principalmente por tratamentos químicos – como alisamentos e colorações, além de exposição ao cloro e ao sol de forma excessiva.
Quando é recomendado o uso de queratina para recuperação dos fios?
É recomendado o uso de queratina quando o cabelo está com aspecto ressecado, opaco e quebradiço.
Como recuperar a queratina dos fios danificados?
Existem produtos e métodos que permitem a reposição da queratina na superfície dos fios danificados. Pode ser feito cauterização com profissionais nos salões de beleza, bem como usar máscaras de hidratação e produtos que contenham componentes adequados para reposição da queratina.
4513Qual a diferença entre o cabelo danificado e o cabelo extremamente danificado? Como a consumidora pode fazer essa autoavaliação para entender o nível de dano do seu cabelo?
Cabelos danificados são porosos, ásperos, opacos, sem brilho, sensibilizados, finos, com pouca elasticidade, com pontas duplas e frágil. Os cabelos extremamente danificados apresentam  as características acima exacerbadas, e, além disso, arrebentam com muita facilidade, ficam extremamente quebradiços e se partem ao menor toque. Para avaliar se o seu cabelo está danificado observe o aspecto dos fios, se o cabelo tem brilho, maciez e elasticidade. Para isso, analise um fio e veja se há elasticidade. Se ele quebrar facilmente, é porque o cabelo não está íntegro, e necessita de reparos.
A  falta de queratina pode causar quais danos aos fios a longo prazo?
A falta de queratina ocasiona cabelos quebradiços, sem brilho, sensibilizados, ásperos, porosos e com frizz.
O cabelo danificado costuma ter pontas duplas. Como elas surgem?
As pontas duplas são simplesmente a fragmentação dos fios, e resultam do dano a cutícula do cabelo. Os fios longos estão mais expostos as agressões físicas e químicas, e portanto mais sujeitos a apresentarem pontas duplas.
Por que os tratamentos térmicos contribuem para a redução da queratina do fio?
O calor prejudica a estrutura do cabelo devido ao dano térmico que causa nas camadas externas dos fios. Quando o cabelo está molhado, a água penetra diretamente dentro da estrutura do fio. O calor superaquece essa água, transformando-a em vapor, formando bolhas de ar que rompem a estrutura da fibra capilar. A longo prazo isso provoca a fragilidade dos cabelos.
Sabemos que produtos químicos, como tinturas e alisantes, maltratam o cabelo, mas se o uso destes produtos é inevitável, o que fazer para manter os fios saudáveis?
Para manter os cabelos sempre saudáveis, dar preferência ao secador ao invés da chapinha, usar protetor térmico antes de expor os cabelos ao calor, fazer hidratações frequentes e usar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados. Cortar as pontas regularmente também ajuda a manter o aspecto saudável dos fios.
Com o passar do tempo o cabelo perde naturalmente a queratina mesmo que os cabelos não sejam expostos à agressões? Como fazer para resgatar essa proteína tão importante para a saúde dos fios? 
Sim, com o passar do tempo o cabelo perde a queratina naturalmente.  O uso de cosméticos, como xampu e condicionador à base da proteína, é suficiente em cabelos saudáveis.
A queratina dos cabelos pode ser reposta de algum outro modo que não o cosmético?
A queratina pode ser reposta com produtos cosméticos em casa ou, em casos mais severos, com profissionais em salões de beleza. A reposição da queratina permite maior hidratação, força, sedosidade, brilho, controle e movimento aos fios.
fonte: ikesaki

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *