Os nove mandamentos para unhas e mãos sempre lindas. Veja!

Ao contrário do que as pessoas pensam, ter unhas bonitas, saudáveis e resistentes não é impossível. Basta tomar alguns cuidados e ficar atenta a determinados hábitos que cometemos no dia a dia.
Erica Monteiro, dermatologista da Clínica Sthetica, e Rosa Maria, manicure do Gilberto Cabeleireiros, revelam quais são os 10 mandamentos para quem deseja manter as mãos impecáveis. Acompanhe as dicas!
 
6022
1. Deixe as unhas descansarem
Pintar as unhas sem respeitar um intervalo  de descanso pode prejudicar a saúde delas, tornando-as suscetíveis a manchas, descamações e quebradiças. O ideal é que você retire o esmalte, pelo menos, três dias antes de passar novamente.
2. Hidrate as unhas com produtos específicos 
Para alcançar unhas fortes e bonitas, é importante fazer uso de hidratantes específicos para elas, de preferência a base de vitamina B e queratina. Porém, não é recomendado hidratá-las no dia da esmaltação, pois o produto impossibilita a aderência do esmalte, já que deixa a unha “engordurada”.
3. Lixe-as cuidadosamente
Ao aplicar muita força na hora de lixar as unhas, além de estragar o formato delas por conta do trauma, faz com que elas descamem com mais facilidade. Procure também não lixá-las com movimentos de vai e vem, pois isso faz com que as unhas fiquem mais finas e quebradiças. Lixe em um único sentido.
4. Respeite o prazo de validade dos esmaltes
Geralmente, o prazo de validade desses produtos é de 36 meses, valendo também para os vidros abertos, desde que protegidos da luz solar e do calor. Após esse período, as substâncias podem reagir entre si e, inclusive, estragar, dando origem a produtos tóxicos ou nocivos à saúde, que podem irritar a pele ao redor das unhas, causando  alergia. Fique de olho no fundo do frasco, se ele estiver esbranquiçado é sinal de que essas substâncias já estão se deteriorando.
5. Fique longe do calor para evitar bolinhas nas unhas
Não tem coisa mais chata do que acabar de esmaltar as unhas e notar que as chatas “bolhinhas” já se formaram. Para evitá-las, o primeiro passo é certificar-se de que a esmaltação foi feita corretamente. Após isso, enquanto espera que elas sequem, evite contato com o calor do secador e pequenos traumas, como batidas. Por fim, passe óleo secante protetor sobre a última camada do esmalte.
6. Não compartilhe o seu alicate e outros utensílios
Muitas mulheres não têm levam seus alicates e outros acessórios pessoais ao salão, o que é bastante perigoso, já que essa prática pode  facilitar a transmissão de doenças, como Aids e hepatite B e C. Além disso, palitos e lixas também devem ser descartados para evitar o acúmulo de bactérias. Previna-se e monte o seu próprio kit e leve-o sempre quando for à manicure.
7. Não se esqueça de aplicar a base
Além de prolongar a duração do esmalte, ela protege as unhas dos pigmentos desses produtos, evitando que fiquem amareladas; preparam as unhas para a esmaltação e disfarçam  ondulações. Sem contar que as bases fortalecedoras ajudam a manter as garras fortes e saudáveis.
8. Invista no extrabrilho
Com o passar dos dias, o esmalte vai ficando opaco e a unha sem graça. Mas, ao invés de retirá-lo para depois reaplicar, experimente passar uma camada de extrabrilho. Ele ajuda a proteger e restaura a cor do esmalte, deixando-o com cara de novo.
9. Não roa as unhas
Esse hábito não é nada saudável e pode ser prejudicial à saúde, já que colocar as mãos na boca leva para dentro do nosso organismo diversos tipos de germes, como bactérias, vírus ou fungos, que estão dentro das unhas e podem causar inflamações e infecções. Além disso, ele cria um problema estético, pois as unhas ficam curtas, irregulares e com aspecto de mal cuidadas.
Fonte: Ikesaki

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *