Finalizadores: descubra quais existem e escolha o seu

Um dos produtos de styling preferidos dos cabeleireiros e das mulheres é o spray. A variedade disponível nas prateleiras é grande. Tem desde o indicado para fixar o penteado até o mais adequado para dar volume e brilho. No entanto, diante de tantas possibilidades, a tarefa de escolher o mais apropriado pode se tornar difícil.

 

finalizadores

Selma Santos, técnica da Aspa Cosméticos, e Denise Moraes, gerente de produtos da Cless, explicam os principais tipos de spray e quando usar cada um deles. Acompanhe:
 
Spray antifrizz
É um produto específico para amenizar os fios arrepiados, pois contém substâncias oleosas que permitem domá-los. Aplique um pouco sobre a superfície dos cabelos e em todo o comprimento, se necessário. Mas lembre-se: ele não deve ser usado se você tem tendência à oleosidade.
Xampu a seco
À base de micropartículas de talco, com ou sem aroma, serve para retirar a oleosidade dos cabelos, de preferência da raiz, para deixá-los com aspecto de limpo. É um produto versátil que pode ser usado tanto para intercalar as lavagens quanto em situações de emergência, como uma happy hour após o trabalho para a qual não há tempo de lavar os fios. No entanto, é preciso tomar cuidado caso queira escová-los com o secador depois de utilizar o xampu, pois o ar quente pode acelerar a oleosidade novamente.
Spray de volume
Formulado com substâncias que têm o poder de deixar a fibra capilar mais endurecida, proporcionando volume aos fios. É indicado para pessoas que gostam de madeixas volumosas, tanto na raiz como nas pontas. Ao usar, aplique sobre os cabelos secos. Se for em forma de mousse, passe nos fios molhados. Não utilize junto com reparadores de pontas ou qualquer outro produto que contenha óleo, pois sua fórmula oleosa pode quebrar a textura firme que o spray tem para criar o volume.
Spray de fixação forte
Tem o poder de alta fixação porque possui uma quantidade maior de resina em sua formulação. É bastante usado para deixar os penteados firmes e com maior durabilidade, além de fixar cachos e coques. Também é ideal para modelar mechas, franjas, camadas e prolongar o efeito do modelador de cachos, de maneira duradoura mesmo em ambientes de muita umidade. Não aplique nos fios se eles estiverem com excesso de leave-in ou algum outro produto finalizador.
Spray de fixação média
Contém pouca resina, o que não deixa o cabelo duro nem pesado. Serve para fazer penteados com flexibilidade, que podem ser desmanchados facilmente ao passar uma escova. Use toda vez que precisar de uma finalização mais elaborada ou mais simples, como uma escova ou até mesmo um rabo de cavalo. Mas não aplique em cabelos molhados nem muito próximo aos fios. Mantenha uma distância de, no mínimo, 20 centímetros.
Spray de fixação suave
Neste tipo de spray, a resina de fixação é mais leve e sutil. Ele serve para manter os cabelos levemente arrumados, podendo ser usado todos os dias. É indicado para madeixas mais finas e delicadas e ótimo para finalizar escovas e penteados mais soltos, deixando os fios mais naturais. Não use para fazer penteados volumosos, principalmente em madeixas pesadas.
Spray de brilho
A base deste spray é uma mistura de silicone com nanopartículas, que proporcionam brilho extremo aos fios, principalmente os ressecados. Alguns produtos já são formulados com agentes termoativados. Assim, podem ser usados antes do secador ou da prancha. Se você tem cabelos oleosos, evite utilizá-lo.
Ikesaki

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *