Descubra a hidratação certa para cabelos oleosos, secos e normais

Manter uma rotina de manutenção em casa com xampus, condicionadores, leave-ins e máscaras é tão importante quanto as visitas ao salão de beleza. Entretanto, o segredo para ter fios hidratados e brilhantes é escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo.

4457

De acordo com o top hairstylist Lucas Possetti, do JJ Cabeleireiros (SP), um dos maiores erros que as mulheres cometem com relação aos cuidados diários dos fios é não se atentar ao seu tipo de cabelo na hora de escolher o tratamento. “Na maioria das vezes, o cliente acaba comprando pela marca que vende melhor ou pelo o que ela ouve falar do produto”, explica Lucas.

Para ajudar você na hora da compra, Lucas dá dicas para cada tipo de cabelo. Confira!

Cabelos oleosos
Como identificar?
Esse tipo de cabelo, normalmente, tem aspecto gorduroso, é pesado, fino e sem volume.

Dica do profissional:
Geralmente, pessoas com esse tipo de cabelo acham que não devem hidratar, pois o fio pode ficar ainda mais oleoso. Porém, existem outros tipos de tratamentos. Os líquidos e as famosas ampolas, por exemplo, devolvem os nutrientes, garantem leveza e muito brilho aos fios.

Dica extra: antes de fazer a hidratação, use um xampu de limpeza profunda na raiz e só aplique o produto no comprimento e pontas.

Cabelos secos
Como identificar?
A característica mais forte desse cabelo é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem facilmente. Isso o deixa mais vulnerável a processos químicos e agentes externos, como poluição e sol.

Dica do profissional:
O primeiro passo é identificar o porquê do ressecamento. Se for excesso de química, abuse de produtos de reposição de massa capilar. Eles devolvem a queratina, aminoácidos e elasticidade aos fios. Se for naturalmente seco, use máscaras nutritivas concentradas e umectantes ao menos uma vez por semana. O uso do condicionador ao final do tratamento é indispensável.

Dica extra: prefira máscaras de hidratação com tempo de ação maior. Quanto mais ficar no cabelo, melhor para os nutrientes serem absorvidas.

Cabelos normais
Como identificar?
Os cabelos naturais que não passam por químicas, geralmente, tem uma espessura ótima.

Dica do profissional:
Nesse caso, recomendo apenas uma reposição de brilho e ampolas, pois o sol resseca as pontas e o deixa com um ar de queimado. Tome sempre o cuidado de aplicar apenas no comprimento e pontos e nunca nas raízes, pois a própria oleosidade natural já confere brilho e macies aos cabelos.

Fonte: Ikesaki

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *