Como perceber, tratar e recuperar cabelos fracos

Você cuida dos seus cabelos com todo o carinho e atenção, passa os melhores produtos, mas parece que nada dá jeito? Isso pode ser um sinal de que seus cabelos estão fracos. Isso é bem triste sim, mas não precisa se desesperar! Basta conhecer algumas maneiras de tratar os cabelos fracos e recuperá-los para que fiquem mais fortes e saudáveis.

Sinais de cabelos fracos

Nossos cabelos nos dão várias dicas de que estão fracos e precisando de cuidados especiais. Podemos ver as necessidades dos cabelos percebendo o brilho ou a falta dele, medindo o nível de porosidade dos fios, sua elasticidade e também a frequência de queda. Tudo isso é bem simples de ver e você pode observar em casa mesmo, fazendo alguns testes simples.

1 – Nível de porosidade do cabelo

O nível de porosidade do cabelo mede o quanto nosso cabelo é capaz de absorver nutrientes e condicionantes. Quanto menos poroso é um cabelo, mais saudável ele é, e mais brilhante parece, principalmente quando o cabelo é escuro. Quanto mais poroso é o cabelo, mais danificado e fraco ele está e mais precisa de cuidados especiais para voltar à sua forma forte e brilhante.

Existe um teste caseiro muito simples para se medir a porosidade do cabelo: Você simplesmente pega alguns fios que ficaram na sua escova ou pente e os coloca em um copo d’água. Se o cabelo boiar, ele é pouco poroso e está saudável. Se afundar, é muito poroso e requer cuidados especiais, como a recuperação e hidratação por cremes, óleos, etc.

2 – Elasticidade do cabelo

O nível de elasticidade de nossos cabelos é medido pela capacidade dos fios de se esticar e voltar à forma normal. Quando um cabelo está saudável, ele é capaz de se esticar em até o dobro do tamanho e voltar ao seu tamanho normal sem quebrar, quando está molhado, e de se esticar em até 20% e voltar ao tamanho normal sem quebrar ou deformar quando seco.

Para medir o nível de elasticidade de nossos cabelos, é simples: pegue fios de diferentes partes da cabeça (pois a estrutura do cabelo muda um pouco dependendo de que parte da cabeça ele se encontra), e os estique enquanto molhados. Se o cabelo esticar bem e voltar a seu tamanho normal logo após, ele está saudável. Se ele quebrar facilmente ou não voltar ao tamanho normal, ele está com baixa elasticidade e fraco, e precisa de cuidados especiais.

Queda de cabelo

Se os seus cabelos parecem estar caindo mais do que o normal, isso também pode ser um sinal de que eles estão fracos. A queda pode se dar por vários motivos: genética, má alimentação, erros na forma de pentear e desembaraçar, principalmente em cabelos cacheados, que dão nós muito mais rapidamente, que geralmente não temos toda a paciência do mundo para tirar, não é mesmo?

Se você está sentindo que seu cabelo está caindo demais, ficam aí algumas dicas: Usar cremes reparadores, melhorar a alimentação, principalmente fazendo uso das vitaminas A, B e E, ter mais cuidados ao pentear, não se esquecendo de que é melhor para o cabelo se pentearmos devagar, começando a desembaraçar pela parte de baixo e só então desembaraçarmos o todo, especialmente em cabelos cacheados médios e grandes.

Dica: Em caso de persistência da situação, procure um profissional dermatologista, pois o problema pode ser genético ou hormonal, necessitando de tratamento.

Fonte: Meu Crespo

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *